segunda-feira, 1 de junho de 2009

A notícia de uma ficção

* Por Roberto Teixeira Siegmann
Vice-presidente de Serviços Especializados do Internacional

O povo gaúcho saúda com entusiasmo a escolha da nossa capital como uma das sedes do Mundial de 2014 pela FIFA. Assim como os gaúchos e os porto-alegrenses, outras 11 cidades, 10 estados e o Distrito Federal comemoram a escolha que levará progresso, modernidade e adequação, dando uma demonstração para o mundo da nossa capacidade de fazer futebol. Já vencemos a Copa do Mundo cinco vezes e revelamos centenas de jogadores de qualidade. Agora vamos mostrar a nossa competência em organizar o maior espetáculo esportivo do planeta.

Em Porto Alegre, há intensa mobilização do poder público – do Estado e do município – para transformar a expectativa em realidade em termos de infra-estrutura urbana. Para nós, colorados, temos razões ainda maiores para comemorar. O nosso estádio foi vistoriado pela FIFA e escolhido como sede dos jogos em Porto Alegre. Não partimos de um sonho, de uma ficção, mas da transformação do melhor e maior estádio de Porto Alegre no Gigante Para Sempre. Algumas destas mudanças já são vistas por quem freqüenta o Beira-Rio. É certo que vamos fazer ainda mais, mas sempre partindo de uma realidade, não de um sonho. Uma realidade que começou há 40 anos com a construção do nosso estádio na época ironizado como “bóia cativa

Desde a escolha de Porto Alegre no último domingo, a eleição do Beira-Rio foi noticiada nos seguintes termos. O site oficial da CBF reproduz o projeto de modificações do Beira-Rio – o Gigante Para Sempre. O globoesporte.com mostra uma foto do Beira-Rio, apontando o nosso estádio como o escolhido. O site UOL também divulga uma foto do Beira-Rio com o seguinte título “Estádio Beira-Rio, do Inter, receberá os jogos em 2014”. Da mesma forma, o Terra publica foto do projeto Gigante para Sempre e informações sobre a cidade de Porto Alegre.

O Lancenet titula: Porto Alegre prepara o Beira-Rio para a Copa de 2014. Já o Folhaonline divulga todos os dados de referência acerca do Estádio Beira-Rio. O que também ocorre no site do jornal Estado de São Paulo. A mídia impressa da Capital – Zero Hora, Correio do Povo e O Sul – também dá destaque editorial para o nosso Beira-Rio. Um Beira-Rio existente e suas melhorias que foram apresentadas à CBF e à FIFA.

Vejam, colorados, é fácil concluir ao menos quanto aos órgãos de comunicação que tratam a questão com seriedade que, em nenhum momento, foi preferida a ficção à realidade. Em tudo isso, há uma exceção: um site de Porto Alegre acrescenta uma miragem como um dos estádios da Copa do Mundo de 2014, o que é lamentável e tendencioso. Pois a FIFA não vistoria nem credencia maquetes e sonhos, onde há uma realidade: o Gigante da Beira-Rio.


link:

http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=8962

Nenhum comentário: