terça-feira, 16 de junho de 2009

DOSSIÊ "RBS/ZERO HORA"

Sendo atualizado na medida em que aparecem novos fatos.


Aqui vai o texto do David Coimbra na Zero Hora Dominical e a apologia à torcida geral gremista.

Clique na imagem para ampliar:


-----------------------------------------------------------------------------------------------
A próxima é de uma edição da Zero Hora após o Grêmio ser eliminado vergonhosamente do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil do ano passado, ambos dentro de casa. Na edição da Zero Hora havia um quadrinho com um texto intitulado "Para seu filho ler", onde se tinha uma forma de consolo para as crianças segurarem a barra e não abandonarem o time da Azenha naquele momento. Um apelo desesperado.

Clique na imagem para ampliar:
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Continuamos com um video onde o Lasier Martins afirma que toda a cúpula da RBS é gremista. A qualidade do video é ruim, mas, se parar pra ouvir com atenção, vai se perceber que é exatamente isso o que ele diz.

---------------------------------------------------------------------------------------------
No prómio video, Paulo Brito desrespeita a torcida do Inter, que se encontrava eliminado do Gauchão. Havia uma placa no estádio Olímpico escrito o seguinte: "faça como o Inter, assista o Gauchão pela RBS". Ele leu isso no ar na maior naturalidade.

---------------------------------------------------------------------------------------------
O video a seguir é um dos mais conhecidos do tendencionismo da RBS que circula na internet. É a comparação das reportagens da RBS no Globo Esporte sobre a classificação do Inter para a semi-final da Libertadores e a classificação do Grêmio no ano seguinte para a mesma semi-final.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
O próximo é do Sportv. O narrador diz que a torcida do Inter está calada e quem canta é a torcida do Boca. Mas reparem bem, pois todos vão perceber que se trata do canto da torcida do Inter empurrando o time.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Nesse video o Abel Braga provoca o David Coimbra o chamando de gremista.

----------------------------------------------------------------------------------------
Manifestação oficial no site do Inter de dirigente colorado que se indignou com o tratamento da Zero Hora após a vitória de 4 a 1 no rival no Campeonato brasileiro do ano passado. Foi só o estopim de um longo processo.

Clique nas imagens para ampliar:
------------------------------------------------------------------------------------------------
RBS vendendo o Nilmar novamente, citando como fonte o site do jornal La Repubblica, da Itália. Afirmam que a notícia seria do dia 30 de Abril. Contudo, ao conferir a verdade no site referido, verificamos que a notícia é, na real, do dia 29 de Janeiro.

Link para o site com a notícia completa: clique aqui

Posteriormente, o Clicrbs tenta desvincular a informação do La Repubblica, afirmando que a referência seria do site "Mediagol". Mas, reparem bem, porque o "Mediagol" tem como fonte a Rádio Gaúcha (clique aqui e confira a matéria). Ora, o site apenas está repercutindo o boato surgido aqui mesmo no RS pela rádio. A imprensa italiana nada publicou a respeito disso que não fosse reflexo do que se fala aqui em Porto Alegre pela nossa imprensa.

Por fim, não conseguem sustentar a mentira, e tentam, pateticamente, se retratar:
---------------------------------------------------------------------------------------------
Seguindo em frente, temos o David Coimbra, chefe do departamento de esportes da Zero Hora, dizendo que o Tcheco é um ser superior, ao nível de um Getúlio Vargas.
------------------------------------------------------------------------------------------------

David Coimbra lidera o encontro do Grupo RBS com o novo técnico gremista. Uma "afetuosa" recepção do maior grupo de comunicação social do Rio Grande.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Mais uma mentira propagada pelos veículos de comunicação da RBS. E, dessa vez, muito grave.

Um dos blogs subordinados ao grupo RBS alegava que a faixa escrito "coligay" presente na torcida no jogo do Grêmio contra o Caracas seria obra dos torcedores da comunidade do Inter no orkut. Acontece que, investigando os fatos alegados, percebeu-se que o blog do grupo RBS teria feito uma montagem para justificar sua mentira. Pegaram um tópico qualquer do orkut, na comunidade do Inter, e reeditaram as palavras das pessoas, como se elas estivessem combinando a feitura da faixa, fato que nunca ocorreu. Eles pegaram um tópico em que se falava do time do Coritiba, nosso adversário da Copa do Brasil, e reeditaram as palavras, deturpando o que as pessoas realmente tinham dito.

Mais uma vez verificamos a completa falta de profissionalismo e total tendencionismo em desprestigiar a torcida colorada.

Aqui está o print da postagem no blog dos veículos RBS, com a foto do tópico da comunidade do orkut:
Agora, reparem que na verdade eles apenas usaram o tópico para alterar as falas das pessoas, pois aqui está o tópico original no orkut, que não tem nada a ver com faixa da "coligay":

Lamentável! Nunca imaginei que poderia chegar a esse ponto o desrespeito com a torcida colorada. Isso é muito grave!
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Manifestação oficial de dirigente colorado no site do Inter. Demonstra a diferença de tratamento de parte da imprensa gaúcha em relação à imprensa do restante do país no que diz respeito ao estádio que representará Porto Alegre na Copa do Mundo. É visto e notório que é o Gigante da Beira-Rio o estádio escolhido, desde que cumpra os encargos elencados pela FIFA, como é noticiado em todos os cantos do Brasil. Mesmo assim, o Grupo RBS insiste com a ficção de um estádio inexistente até agora, que é a tal Arena do bairro Humaitá.

Que nossa diretoria fique atenta aos lobbies e conchavos que podem existir nos bastidores do poder para sabotar o Estádio Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014.

Confira a manifestação: clique na imagem para ampliar:
link para o site do Inter, clique aqui.

A seguir, a relação de links com o noticiário geral sobre a escolha de Porto Alegre como sede, que, por conseqüência, terá como estádio escolhido o Gigante da Beira-Rio:

UOL / TERRA / FOLHA SÃO PAULO / ESTADÃO / GLOBOESPORTE.COM / CBF NEWS / LANCE!NET

Por fim, lembremos as palavras do vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, no último Domingo, 31/05, confirmando o Beira-Rio como o estádio oficial a sediar a Copa em Porto Alegre:

"O que acontece agora: a Fifa elegeu o Beira-Rio o estádio oficial de Porto Alegre. Com a Arena, seremos a única entre as 12 cidades-sedes com dois estádios.

O que pode acontecer com a Arena é: ou sediar os jogos também, ou ser um estádio suporte, para treinamentos. De qualquer forma, estaríamos agregando a Arena.

Mas para que não se criem falsas polêmicas, é bom deixar claro. O estádio oficial é o Gigante da Beira-Rio".

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Em véspera de duas decisões, a RBS tenta desestabilizar o elenco colorado com suas mentiras. Dessa vez, fazem a "caveira" do D'alessandro como um ser antipático e arrogante, quando todos sabemos da atenção que ele delega à torcida colorada e também a sua vontade de estar aqui no nosso clube. Deve ser inveja da RBS azulina e gazélica! O argentino genial do Beira-Rio tem sim o reconhecimento e respeito de toda a nação colorada.

Aqui está a notícida tendenciosa da RBS (clique na imagem e amplie):

E aqui está o esclarecimento do ocorrido na comunidade do Inter no 'orkut':

Esclarecimento dos fatos:
Por acaso a mãe desta criança é a minha tia e o que aconteceu foi o seguinte: meu primo com seus amigos estavam esperando alguns jogadores para conseguir um autógrafo, coisa de criança que adora seu ídolo e que um quer ser igual a ele, ai seu amigo que estava com a caneta pegou a mesma e saiu correndo feliz da vida sendo que o D'Alesandro ficou sem e foi indo até seu carro com a intenção de pegar outra, foi quando meu sobrinho tosco não entendeu e olhou pra minha tia com cara de choro, minha tia que acompanhava a uns 30 metros de distância apenas perguntou pra ela. Pô D'Alexandro não vai dar um autógrafo pro meu filho? acho que qualquer mãe no lugar dela faria isso, nisso ele respondeu um pouco nervoso - Não tem caneta aqui pode esperar um pouco? e foi até seu carro e atendeu todos ou outros pentelhos na boa, não sei por que fazer uma tempestade dessa num copo 'água.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 1 de junho de 2009

A notícia de uma ficção

* Por Roberto Teixeira Siegmann
Vice-presidente de Serviços Especializados do Internacional

O povo gaúcho saúda com entusiasmo a escolha da nossa capital como uma das sedes do Mundial de 2014 pela FIFA. Assim como os gaúchos e os porto-alegrenses, outras 11 cidades, 10 estados e o Distrito Federal comemoram a escolha que levará progresso, modernidade e adequação, dando uma demonstração para o mundo da nossa capacidade de fazer futebol. Já vencemos a Copa do Mundo cinco vezes e revelamos centenas de jogadores de qualidade. Agora vamos mostrar a nossa competência em organizar o maior espetáculo esportivo do planeta.

Em Porto Alegre, há intensa mobilização do poder público – do Estado e do município – para transformar a expectativa em realidade em termos de infra-estrutura urbana. Para nós, colorados, temos razões ainda maiores para comemorar. O nosso estádio foi vistoriado pela FIFA e escolhido como sede dos jogos em Porto Alegre. Não partimos de um sonho, de uma ficção, mas da transformação do melhor e maior estádio de Porto Alegre no Gigante Para Sempre. Algumas destas mudanças já são vistas por quem freqüenta o Beira-Rio. É certo que vamos fazer ainda mais, mas sempre partindo de uma realidade, não de um sonho. Uma realidade que começou há 40 anos com a construção do nosso estádio na época ironizado como “bóia cativa

Desde a escolha de Porto Alegre no último domingo, a eleição do Beira-Rio foi noticiada nos seguintes termos. O site oficial da CBF reproduz o projeto de modificações do Beira-Rio – o Gigante Para Sempre. O globoesporte.com mostra uma foto do Beira-Rio, apontando o nosso estádio como o escolhido. O site UOL também divulga uma foto do Beira-Rio com o seguinte título “Estádio Beira-Rio, do Inter, receberá os jogos em 2014”. Da mesma forma, o Terra publica foto do projeto Gigante para Sempre e informações sobre a cidade de Porto Alegre.

O Lancenet titula: Porto Alegre prepara o Beira-Rio para a Copa de 2014. Já o Folhaonline divulga todos os dados de referência acerca do Estádio Beira-Rio. O que também ocorre no site do jornal Estado de São Paulo. A mídia impressa da Capital – Zero Hora, Correio do Povo e O Sul – também dá destaque editorial para o nosso Beira-Rio. Um Beira-Rio existente e suas melhorias que foram apresentadas à CBF e à FIFA.

Vejam, colorados, é fácil concluir ao menos quanto aos órgãos de comunicação que tratam a questão com seriedade que, em nenhum momento, foi preferida a ficção à realidade. Em tudo isso, há uma exceção: um site de Porto Alegre acrescenta uma miragem como um dos estádios da Copa do Mundo de 2014, o que é lamentável e tendencioso. Pois a FIFA não vistoria nem credencia maquetes e sonhos, onde há uma realidade: o Gigante da Beira-Rio.


link:

http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=8962

Lasier abrindo o jogo

Lasier Martins abre o jogo sobre a cúpula da RBS. Não que seja novidade, mas é sempre bom alguém "da casa" referendar nosso discurso.

IMPARCIALIDADE?

Analisem vocês mesmos.

Apresentação

O jornalismo esportivo gaúcho é ruim por si só, porém, sabemos que, a mesma família que comanda o grupo RBS, também está presente no conselho deliberativo gremista. Buscamos descobrir o motivo principal da diferença no tratamento entre grêmio e Internacional. Pretendemos compreender as sutis diferenças na formulação de pautas e até mesmo na divulgação de imagens dos clubes. Conhecemos a ligação histórica da família Sirotsky com o clube co-irmão da Azenha, e pretendemos analisar racionalmente a forma de como são veiculadas as notícias da dupla.

Nossos cronistas, funcionários da empresa, buscam maquiar o fato apelando para a passionalidade, afrontando a inteligência do torcedor gaúcho. A comunidade foi criada com o intuito de reunir matérias que possam comprovar o nosso protesto. Não acreditamos em meios de comunicação imparciais, e reivindicamos contra a hipocrisia da RBS em tentar maquiar seu gremismo.

Motivos mercadológicos? Políticos? Sintam-se à vontade para debater.


O blog é uma extensão da comunidade existe no orkut: RBS GREMISTA

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=76243093


- Somos, sim, torcedores do Internacional. Mas, acima de tudo, somos cidadãos conscientes do papel que a mídia exerce na sociedade. O intuito do blog é demonstrar para os torcedores colorados, através de reproduções de matérias do próprio veículo, como se posiciona o maior veículo de comunicação do Estado do Rio Grande do Sul.